31.5.07

O Afecto e a Cor


Saudade
Guardo alguns dias 1 de Junho na memória.
O meu primeiro diário comprado no Sr. Caseiro...

Alegre algazarra
Se alguém chamar ruído à algazarra vivida num páteo de uma creche, presumo que despreze a alegria que se imagina na vida de um sítio como este. Até a radiografia deste cenário tem cores!
Há um centro onde são recebidos doentes terminais. Junto aos quartos, há um páteo onde durante o dia as crianças brincam. Dizem que o barulho que fazem é importante para o estado de espírito dos internados. Deve proporcionar sentir um pouco da vida ao vivo e a cores.

Escola
1 de Outubro... lembro com saudade a entrada na escola primária. O cheiro dos livros novos (da tinta!). De lhes tirarmos as bolhas do plastificado que faziamos questão que fosse transparente. Mas os lápis, esses eram de cor!

Todos os sabores guardados sabem ao doce e ao amargo.
Os olhos de uma criança pintam quadros que em adulto nos esquecemos de rever. Os tamanhos das coisas associadas à sua importância, ao brilho do Sol que se pinta no canto de um desenho e a da sua cor!

As crianças são exigentes. As crianças merecem que as percepcionemos como tal.
Estimule-se a confiança de alguém com poucos anos de vida, proporcionando-lhe os momentos alegres a que tem direito.
A criança de hoje é o adulto de amanhã. A nossa estrutura, definida por um todo, faz a diferença da cabecinha bem feitinha de cada um.

Não esquecendo nunca que temos o nosso poder, é importante lembrar que, à criança esse poder é-lhe ensinado por meio de estímulos afectuosos. E firmeza! A a vida é um todo.

A criança é um bem raro, escasso e precioso.

É dia 1 de Junho, é o Dia Mundial da Criança!
PS: adoro esta foto e não digam que não tem cor! Enquanto o copo de água decorria, as crianças divertiam-se no bar. Podia-se chamar: "Apanhados no Bar".

Num avião...

O alentejano pede um tinto de Borba.
A hospedeira pergunta à testemunha de Jeová se quer beber alguma coisa. Responde a testemunha de Jeová com ar ofendido:
- Prefiro ser raptado e violado selvaticamente por uma dezena de putas da Babilónia antes que uma gota de álcool toque os meus lábios.
O alentejano devolve o copo de tinto à hospedeira e diz:
- Eu também. Não sabia que se podia escolher.

30.5.07

Jogar basket e servir à mesa, em espalhol


Somos finas,

Somos rosas,

Somos lindas mariposas.

Que nos importam nosotros las mujeres,

Habiendo culos como claveles!



PS: expressão de nuestros hermanos

27.5.07

Ah Leão!


Saudações Leoninas

24.5.07

Pensamento


"O mundo investe 5 vezes mais em remédios para a virilidade masculina e silicone para as mulheres do que para a doença de Alzheimer."

Daqui a alguns anos teremos velhas de grandes mamas, velhos de pau feito, mas não se vão lembrar para que servem!

23.5.07

Guarda-me

Os anéis do meu cabelo

Se passares pelo adro
No dia do meu enterro,
Diz à terra que não coma
Os anéis do meu cabelo.
-
Já não digo que viesses
Cobrir de rosas meu rosto,
Ou que num choro dissesses
A qualquer do teu desgosto;
-
Nem te lembro que beijasses
Meu corpo delgado e belo,
Mas que sempre me guardasses
Os anéis do meu cabelo.


Escrito por António Botto. Conheci-o pela VOZ, Mariza.

22.5.07

Vai Aonde Te Leva o Coração


Quando te sentires perdida, confusa, pensa nas árvores, lembra-te da forma como crescem. Lembra-te de que uma árvore com muita ramagem e poucas raízes é derrubada à primeira rajada de vento, e de que a linfa custa a correr numa árvore com muiras raízes e pouca ramagem. As raízes e os ramos devem crescer de igual modo, deves estar nas coisas e estar sobre as coisas, só assim poderás dar sombra e abrigo, só assim, na estação apropriada, poderás cobrir-te de flores e frutos.


E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar.


Excerto da obra "Vai Aonde Te Leva o Coração", de Susanna Tamaro (46ª Edição)








20.5.07

Rio Douro

Já experimentaram uma viagem sobre o Douro? Ou pelas margens de comboio?

Designado pela UNESCO desde 2001 como Paisagem Cultural, na listagem de locais considerados Património da Humanidade, a Região Vinhateira do Alto Douro merece que a visitem! Encostas verdes, imagens espelhadas, casas que espreitam pela vegetação, águas fartas em peixe, e uma calma.... respira-se o silêncio.

13.5.07

Sonhar



"Tem que viver num mundo melhor, não basta sonhar com ele. Eu não consegui."

Numa cena de um filme, um ex-prisioneiro de um campo de concentração (com traumas profundos), que outrora tinha sido um pasteleiro famoso, diz esta frase à operária de uma fábrica que sonhava ser pasteleira. E ela, será que tenta?...

Filme: A Janela em Frente / La Finestra di Fronte

Realização: Ferzan Ozpetek

A foto é tirada no Baleal, com a Ilha das Berlengas ao fundo.

10.5.07

Emboscada na beleza do caos



Escondidas nas montanhas, as lembranças que sentimos e gravamos sem as podermos negar à nossa mente. E sem falarmos ao passado, surgem depois livremente.
Ocultar de nós mesmos? Persuadir o que foi do que devia ter sido?
Se alguém disso for capaz, se levante e apresente outra técnica que não a de bom senso; vinda da força do persistente, da construção de um princípio, de que ao Eu conto tudo e nada a minha boca lhe mente.
Acredito que um passo, dado com energia consciente, se recorda como um passinho, mas pode ser doce e surgir na nossa frente num cenário com raiar de Sol resplandecente.
A escolha…
Trabalhar o presente, colocar-lhe um laço bem feito para construir uma vida com motivos de orgulho e sentir falta sem rasto do mal no intuito.
O espírito que trabalhamos.
Engane-se o que julgar, que nobreza do presente é uma classe de pertença.
Nem sequer é um grupo de nascença! Tem sentimentos nobres os que defendem a compaixão ao não julgar o outro constantemente.
Quando nos calamos e esperamos o espaço para falar, escutamos com atenção o que vai na cabeça do amigo. Emboscada na beleza do caos!
Momento para descobrir diferentes formas de dizer, iguais formas de viver, não se gastou o silêncio, antes praticou-se a escuta activa e se dedicou tempo com outro umbigo.

Hoje às memórias guardadas, uma vénia de olhos fechados docemente.
Abro a gaveta com traças de saudade: cheiram a conforto e a flores regadas com aguardente.
Se o álcool dá loucura e depois se evapora, Primavera da vida merece uma tinta vitalícia, um capítulo cativo, pouco elucidativo e emotivo.
O tempo tratará de marinar e fazer um preparado com magia e malícia.
Hoje subi o monte, desci o vale e vi no espelho uma mulher.
Plantada com poucas raízes, sem espinhos e muita ramagem

Dançava para ilusionista amador.
O verdadeiro ritmo está escudado por uma bela ferragem.
História única e com sentido, com um fio formado num compasso.
O ontem fica em cada íntimo, fechado por uma liga de ferro e aço.
Todos temos em nós a chave do tempo, para rodar com muita perícia.
Decidir quando a usar exige uma graça com carícia.

É o jeito trazido pelo querer.
Dar o código a quem quer os truques, quem quer abrir gavetas com pitada de sal, quer aprender a rodar no sentido que em par se escuta. E quer saborear no presente uma futura memória na divisão do passado de nível açucarado.

9.5.07

Uma vida muitas mãos, um jardim muitas flores


Tenta o atento do poeta, decorar os textos com que brinca, massaja-os de alto abaixo, confere-lhe um aspecto mais altivo, mesmo que comece com a história de uma perdida "carica". Nem todos temos na veia, a corrente a este jogo, trocar as voltas às palavras, requer melancolia e alguma audácia no goto. Atrevimento quando mostrado pode dar a victória a um momento. Como alguém pegando em jarrões, esses tristes objectos com utilidade tão imprecisa, lhes coloca um arranjo para dar ao ambiente um tom mais florido! Mistura de átomos e iões. Energia transformada, a do ar que ninguém vê, sente-se de esguelha, anima o tristonho e faz sorrir até a cara mais amuada. Mesmo sem se ver já se tentou, pela fé que se mostrou, pela ré que tocou, pelo gesto em si próprio um pouco mais já regou! Uma vida muitas mãos, um jardim muitas flores.

Alguém que passeie pelo mundo despercebido, viver sem as odiar ou adorar, terá andado muribundo, como um peixe num aquário, muitos dias a nadar, sem um rumo nos dias achar. Não exigirá muito esforço! Ou um dom oculto. Exige a entrega de uma vontade, um olhar confiante, ou um acto requintado ou um sentimento nobre partilhado. E aceitar. Não faz suar!

Nascem estas raridades das sementes trazidas pelo vento norte, seguram-se à terra e resistem até à rajada forte. Tornam o desejo mais colorido! Vê-las não exige subir para nenhum alto dorso. Prova-as quem se deixar encantar, como o poeta pelos Açores, chamou-lhes Ilhas dos Amores, sendo uma a das Flores.

São únicas e delicadas. Marcam grandes pausas e querem-se bem cuidadas. Se são bonitas por natureza serão desdenhadas pelos olhares! Se selvagens e bravias, farão paisagens particulares! As mãos de cada um, pares singulares, vivem como as flores em alguns desabrochares. Guardam o amanhã, toque de mãos frias, cuidadas desde a manhã, querem-se macias. Coberto de cores esse calor da loucura, como o lado sedoso das flores, sente quem as trata com ternura. Frágeis e perfumadas, desafiam o olfacto. As nossas mãos sempre em vasos serão tristes… restringidas ao sentido do tacto. Mais bonitas em liberdade, para marcar aquele momento.

Lembradas com saudade, Mãos e Flores dão-nos alento! Mesmo sem talento, bastará estar atento!

6.5.07

Guincho



E o Guincho aqui tão perto! Em cima, a tentativa de fechar a moldura em preto, e apanhar a passadeira brilhante por causa do Sol já baixo. Na foto mais abaixo, a areia no ar deixa ver o vento habitual.
Brincadeira com os brilhos e os movimentos !

“Às 4 da madrugada, e o passarinho cantou”


Uma da manhã e o Plateau a encher. Quatro da manhã e continuava à pinha. O sonómetro no limte que é uma beleza: 3 vezes acima dos 85 DB. Tudo vibra: chão, paredes, rodapé, rodatecto, friso da paneleirice do enfeite, pulmões, coração uoooooohhhhhh a loucura.
Como todas as noites o patcholi não varia muito. Já se sentiram beata, né? Sai-se à noite e Chanel Marlboro.

Faz-se o gostinho ao pé, encontrão aqui e ali, salta-se, treina-se a paciência na fila do WC, sua-se tipo sauna e bebe-se uma água do Luso por 3€.
Ontem queixaram-se da falta de sítios alternativos. Chegou a falar-se do “Ouriço”, na Ericeira. Referência para muitos.
Inevitavelmente em Lisboa, acabo sempre nos mesmos sítios: Plateau, Irish… o que me escapa? No Lux nunca entrei, fui barrada 2 vezes à porta. Cheiro mal? Não sei.
Juntando tudo, baralhando e distribuindo, dirijo a minha indignação à moda dos Caixilhos e Laminados: para quando uma discoteca em Lisboa com mais O2, mais m2/bailarino, estrelas no ar, porteiros tipo Fernando Mendes e com um wc para gajas tipo comboio?
Faltou referir os fenómenos da noite: restaurante italiano sem pão de alho e grisinis, secura por causa do panacota (por causa da pizza, por causa dos candeeiros...falta de água!), pássaros na mesa do jantar feitas de Crazy Horse, rodarem pedaços de pão com chouriço numa bandeja em plena discoteca (YAH, soube a pato!) e os passarinhos cantavam às 4h30 da manhã na 24 de Julho. Madrugada de Maio e o carro marcava 16º.

A noite em Lisboa ainda é jolie!

2.5.07

O enigma das gravuras de Foz Côa

Aquando das escavações para a construção da barragem de Foz-Côa, foram descobertas algumas gravuras. Após alguns dias de análise às mesmas, por parte de Cientistas, Arqueólogos e Catedráticos na matéria, os mesmos não conseguiram decifrar a mensagem. Entretanto, ouviu-se dizer que havia um alentejano que era "expert" em decifrar enigmas e, em último recurso, os Arqueólogos solicitaram os seus préstimos. Lá foi o alentejano para Foz-Côa.
Um dia de viagem.
Quando chegou, deparou com as seguintes gravuras:
Alentejano: Atão vocemecês fazem-me vir aqui, andar um dia em viagem, por causa disto?
Cientistas: Ò amigo, por favor ajude-nos, não conseguimos decifrar a mensagem!
Alentejano: Atão mas esta pôrra nã tem nada que saber! Como vocemecês bem sabem, os antigos escreviã da drêta pá esquerda. Ora temos o primêro boneco que se vê bem que é uma toca. Òs depois temos uma mó e por fim um bicho. Então fica "Toca mó bicho!"
Lá foi o alentejano de regresso à sua terra natal enquanto os cientistas, satisfeitos da vida, prosseguiram as escavações.

Mais um enigma! Ao afastarem mais umas rochas à direita da descoberta, mais uma simbologia totalmente desconhecida e que não constava nos calhamaços (manuais) da matéria. Sem vislumbrarem outra hipótese, lá chamaram o "expert" alentejano e lá foi o desgraçado para cima, de novo.
Chegado ao local, deparou com as seguintes gravuras:
Cientistas: Ò amigo, pedimos-lhe imensas desculpas mas, mais uma vez, os nossos conhecimentos mostram-se insuficientes para decifrar a descoberta. Isto realmente parece um carro, mas um carro sem portas???
Alentejano: Ora aí está! "Se nã-tim-portas, toca mó bicho!"

Sexto sentido feminino


Uma mulher entra num chat e um nick um bocado estranho pergunta-lhe:
- Queres teclar?
>Homem ou mulher?
- Queres ou não queres teclar?
> Depende! És homem ou mulher?
- Advinha!
> Ok... Diz-me 5 marcas de cerveja...
- Sagres, Super Bock, Cristal, Tagus e Carlsberg.
> Certo... agora diz-me 5 marcas de preservativos.
- Control, Durex... Hum... ta dificil.
> Aaahhh.... Tu és homem!!!
- Pois sou. Mas... como descobriste?
> Foi fácil! Bebes mais do que fodes...

1.5.07

Na terra das gaivotas


Hoje na terra das gaivotas
Fiz mais uma travessia.
Encontrei alguma paz
Ao captar esta fotografia.

Tantas formas hão-de haver
Para a serenidade encontrar.
Eu distraio-me a disparar
Algumas facetas do nosso mar.

Oh mar podes ser triste para uns,
Trazer riqueza a quem se aventura!
Neste Portugal de vaidades,
Em ti encontro igualdade e repouso na tua bravura!


Pedaço de terra, a Terra

Acerca do Mar do Aral, que está na foto do post anterior, reflicto e partilho aqui preocupações.
O Mar do Aral é um mar interior da Ásia. Coloquei aqui uma foto tirada a partir de satélite porque me espantei quando percebi as linhas a vermelho. Em 1960, este mar cobria 68 000 km² (ocupando o lugar do 4º maior lago do mundo) e em 2000 a sua superfície já estava dividida em dois; o Pequeno mar ao Norte e o Grande mar ao Sul. Prevê-se o desaparecimento total do segundo por volta de 2025. Ou seja, há 40 anos que seca, tendo perdido 60% da sua dimensão! As causas da sua morte lenta, deve-se a: sucessivas drenagens feitas pelo governo soviético nas repúblicas da Ásia Central com propósitos de irrigação de culturas de algodão no Uzbequistão, e arroz no Cazaquistão, em pleno deserto.
Ligado à economia, surge a seca.
Para mim por vezes é difícil arrumar a minha casa interior. Faço algumas pesquisas para procurar respostas: na net, na música, nos livros, nas conversas com os amigos, na tv, nas revistas, no trabalho, nas observações que faço quando paro para reparar no que esta em meu redor. Esqueço-me tantas vezes que as respostas acabam sempre em fragmentos de qualquer coisa. E que as respostas, senão todas, estão em mim. Em cada um. Porque cada um tem um papel activo no mundo. Por mais ínfimo que seja.
Dentro de mim não encontro respostas para o que se passa no mundo. Não descubro as curas do cancro. Nem a forma para motivar os EUA a assinar o Tratado de Kyoto.
Encontro apenas um modo tranquilo de viver aceitando a vida tal qual ela é.
De uma maneira geral, o mundo anda agarrado ao material e esquece-se do espiritual. E o espiritual encontra-se nas relações que estabelecemos com o que nos rodeia.
Enfim, preocupa-nos tanta coisa...
Os países andam preocupados com o PIB, com os orçamentos de Estado, com o défice e com os compromissos económicos. As pessoas ocupam-se em se desdobrar para estar com estes e aqueles, para compreender os outros, num frenesim para acompanhar a moda, para esticar o dinheiro até ao fim do mês e em poupar aqui e ali.
E depois, embora a sensibilidade varie de pessoa para pessoa, dificilmente alguém fica indiferente quando vê um urso polar perdido no gelo, sem meios de sobreviver.
Não me surpreende que o documentário de Al Gore tenha tido tanto sucesso, cpmseguindo escandalizar o mundo ao abordar as mudanças climáticas chamando-lhe uma Verdade Inconveniente.
Causa impacto!
De qualquer modo, depois do impacto causado, dos minutos verdes passados na tv, o que fazemos para mudar hábitos de consumo, hábitos de vida e hábitos que se irão repetir por muitos anos, mede-se com uma fita métrica doméstica.
Porque a educação, por mais motivação que encontre, não faz milagres. Nem mesmo S. Pedro, com os seus poderes de santo, consegue evitar os piores dos desastres causados pelo homem, o de colocar constantemente à prova os limites da regeneração da Mãe Natureza.
Reflicto e procuro entender tudo isto através de um olhar ingénuo, português e pouco expert na matéria. Procuro ser tolerante e aceitar esses erros crassos espalhados pelo mundo. E, claro, tirar daqui alguma coisa para a motivação do dia-a-dia.
Por isso, partilho este pedaço de texto convosco, é o que está comigo e deixo aqui.
E polvilho o ar com alguma inquietação acerca do que deixamos que os governos façam ao pedaço de terra que é de todos, a Terra.