27.2.07

Mas ela está lá!


Ontem fui ao treino no VivaFit. Bem, assim que entro na sala de aula, nem tive tempo de nada. Parecia aquela anedota, qual acender a luz... qual pensar...
Sou cercada por uns braços fortes, uns beijos lambusados e muitos risos nervosos. Ai que força! E olhos brilhantes!
Depois, quando consegui ver alguma coisa, estavam a olhar para mim. Umas riam, outras olhavam com preocupação, outras... não sei como olhavam. Mas olhavam todas. Pus a aula toda a olhar para a minha entrada. Entrada triunfante...
A Denise frequenta o VivaFit de Oeiras. Para quem não sabe, este club é frequentado apenas por mulheres e defende a prática de "Exercício para mulheres em 30 minutos". Podem ver em www.vivafit.pt
A Denise tem um atraso mental. Já não a via há pelo menos 2 semanas. Temo-nos desencontrado nos horários. Habitualmente fazíamos aulas juntas, com mais umas colegas do meu trabalho.
Como foi o resto da aula? Ela decidiu voltar ao início do percurso, ou seja, onde eu comecei. Abanava-me as máquinas, dava gargalhadas que se ouvem a kilómetros, perguntava-me pelas minhas colegas, e sempre, sempre a falar comigo. A meter-se comigo! Digo-lhe: "Tu queres festa." Outras tenho de por a minha cara feia e dizer: "Ai ai ai, Denise Denise...". Se fosse Maria seria: "Denise Maria!" Nós, portugueses, quando queremos que alguém nos leve muio a sério, mencionamos o 2º nome. Ou então os 2 primeiros nomes. Resulta, né mãezinha :D ?
Tem tanta força que chega a apertar-me sem querer. Depois como sabe que fez algo menos bem, chega-se ao pé de mim e faz-me festas. Logo de seguida: GARGALHADA. Ah! Mas a melhor: assim que acabo um exercício ela tenta imitar-me. Espectáculo, tudo a olhar para mim outra vez. Pois, é fácil...
Difícil não é. Passa a ser uma aula diferente. Mas ela esta lá.
Também já aconteceu ela chorar nas aulas. Tem muitas oscilaçoes no humor. E nesses dias é difícil que ela faça alguma coisa de jeito. Então nesses dias, tenta-se o que se pode: às vezes batem-se mais palmas, outras fingimos que ninguém a está a ver, outras a monitora tem de falar mais a sério com ela.
Mas ela está lá.
As monitoras têm paciência. E gostam dela. Acho até que ela tem uma "paixão" por uma delas. Pergunta sempre: "A Joana? A Joana?". Quando a vê, lá está, deixa-a sem respirar.
Entre tirar a respiração e não estar lá...
Entre ser o centro das atenções e não estar lá...
Entre dias que faz aquilo mais à séria e outros em que é so palhaçada e não estar lá...
Entre aulas em que ela não está e outras em que está...
Acho que ela já está lá sempre.
A Denise faz bem às nossas aulas e nós fazemos bem à Denise.

Sem comentários: