11.2.07

A vida é de cada UM

Homens
Quando uma mulher é julgada em tribunal por atentar à vida intra uterina, onde está o homem que a fecundou?
Se não é convocado para o julgamento, se a Lei não prevê a penalização para estes, porque é que qualquer homem pode votar neste referendo?

Tipo de solução
Porquê pensar que o aborto é a solução “+fácil”?
Porque é que há pessoas que acreditam que ir fazer um aborto é semelhante a combinar uma ida ao cinema? Ou seja, uma situação relativamente fácil.

Realidade
Porque é que a capacidade humana de compreender as outras realidades é tão limitada?
Sei que há pessoas que não acreditam que o Holocausto existiu.
Sei que há pessoas que assistem a imagens da guerra do Iraque e não acreditam que possa ser assim ou próximo daquela realidade.
Porque é que sendo a situação actual uma desigualdade ao nível da saúde das mulheres, se prefere fechar os olhos a essa realidade e penalizar quem decide fazê-lo?
Porque os abortos existem na mesma, havendo ou não a penalização. Nem todos têm dinheiro para realizar nas melhores condições. E nem todos: são muitas pessoas. Mesmo que não seja essa a tua ou a minha realidade.
Mas há alguém que se considera intocável? Só quem não vive a sua vida familiar e restante parte social. É que pode acontecer a qualquer mulher: mãe, irmã, tia, sobrinha, namorada, amiga, colega, vizinha, qualquer!
Há alguma mulher que no caso de querer abortar não saberá como, onde e quanto custa?

Vida
Quantos casos tipo “Joana” existem no nosso país?
Porque vivemos nós?
Porque é que se quer acreditar que se está a decidir o direito à vida?
Porque é que nos desviamos da questão principal?
Porque é que alguém quer impor que uma mulher em caso de precisar de abortar (por motivos que só dizem respeito a ela e/ou ao casal) pense na vida que está a gerar, única e exclusivamente pelo direito à vida, ao invés de decidir sobre a sua vida?
Direito à vida é nascer simplesmente porque devemos cumprir o direito à vida? Ou porque há alguém no mundo que se interessa, quer, deseja que nasça?

Europa
Na Europa quantos países penalizam este acto?
O que é que pode mudar no nosso sistema de saúde com o sim? No sistema educacional? Na quantidade de crianças para adopção? Tu adoptavas?

Ponto de vista
Alguém entende o argumento do Prof. Marcelo?
Entendo a questão de se melhorar a discussão, mas a posição dele? Alguém?
É uma mais valia no enriquecimento da questão, mas no esclarecimento…

Religião
Porque é que os praticantes da religião católica vêem no aborto um método contraceptivo? Porque é que se pensa que o aborto é apenas a solução para uma relação sexual irresponsável?
Em tudo há excepções. E tudo no mundo evolui. Essas mentalidades irão acompanhar as evoluções. E porque ainda não se evoluiu nesse sentido, não devem reger uma questão como é esta, porque não é fundamentalmente religiosa. Nem política, nem económica. É social.
Ainda há quem acredite que o preservativo não deve ser usado… Dúvidas?


Pode acontecer a qualquer pessoa.

Os métodos contraceptivos também falham.

Porque não deixar que seja cada pessoa a decidir?

Porque é que eu acho que sou mais esclarecida que os outros? Ou mais responsável? Ou porque é que eu devo impor os meus princípios aos outros?

A despenalização até às 10 semanas é diferente de dizer que se é a favor do aborto e que em qualquer situação “eu vou abortar”.

Mas porque não deixar que cada pessoa actue de acordo com a sua vida, consciência nesta questão?

http://www.youtube.com/watch?v=pOrZ_qKdkk0&mode=related&search=
15 motivos que dão que pensar e deviam ajudar a decidir pelo início de uma mudança nos cuidados de saúde e, também, a médio prazo, no futuro de crianças desejadas.

Juro que ainda não sei como estão as sondagens.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago! Esta mulher sabe pensar pela própria cabeça!