31.5.07

O Afecto e a Cor


Saudade
Guardo alguns dias 1 de Junho na memória.
O meu primeiro diário comprado no Sr. Caseiro...

Alegre algazarra
Se alguém chamar ruído à algazarra vivida num páteo de uma creche, presumo que despreze a alegria que se imagina na vida de um sítio como este. Até a radiografia deste cenário tem cores!
Há um centro onde são recebidos doentes terminais. Junto aos quartos, há um páteo onde durante o dia as crianças brincam. Dizem que o barulho que fazem é importante para o estado de espírito dos internados. Deve proporcionar sentir um pouco da vida ao vivo e a cores.

Escola
1 de Outubro... lembro com saudade a entrada na escola primária. O cheiro dos livros novos (da tinta!). De lhes tirarmos as bolhas do plastificado que faziamos questão que fosse transparente. Mas os lápis, esses eram de cor!

Todos os sabores guardados sabem ao doce e ao amargo.
Os olhos de uma criança pintam quadros que em adulto nos esquecemos de rever. Os tamanhos das coisas associadas à sua importância, ao brilho do Sol que se pinta no canto de um desenho e a da sua cor!

As crianças são exigentes. As crianças merecem que as percepcionemos como tal.
Estimule-se a confiança de alguém com poucos anos de vida, proporcionando-lhe os momentos alegres a que tem direito.
A criança de hoje é o adulto de amanhã. A nossa estrutura, definida por um todo, faz a diferença da cabecinha bem feitinha de cada um.

Não esquecendo nunca que temos o nosso poder, é importante lembrar que, à criança esse poder é-lhe ensinado por meio de estímulos afectuosos. E firmeza! A a vida é um todo.

A criança é um bem raro, escasso e precioso.

É dia 1 de Junho, é o Dia Mundial da Criança!
PS: adoro esta foto e não digam que não tem cor! Enquanto o copo de água decorria, as crianças divertiam-se no bar. Podia-se chamar: "Apanhados no Bar".

Sem comentários: