23.5.10

novidades do vá para fora cá dentro

recentemente fiz umas mini-férias "vá para fora cá dentro". 1ª noite em Marvão. não ia lá há uns belos anos. anos à parte, Marvão é simplesmente um dos lugares no mundo mais perto do céu. saí de lá com a sensação de ter tocado o céu!...
a paisagem é grande, extensa, brilhante, verde e ao fim do dia foi rosa. depois das 21h o silêncio é brutal. é intenso. é forte. anda-se pelas ruas e não se avista ninguém. a casa onde ficámos é rústica, apetece ficar, viver lá e aproveitar a vista de todos os lados da casa, até do wc! o pequeno-almoço foi bem servido com um pão cozido a lenha e as famosas bolemas. SIM!
claro, muitas fotos. mas o principal foi a sensação de que temos de voltar lá mais umas quantas vezes na vida. simplesmente porque o corpo pede mais.
os primeiros minutos em Castelo de Vide foram decisivos para os próximos dias. conhecemos um viajante israelita. andámos  juntos pelos caminhos da cidade, subimos ao castelo, fomos à Sinagoga e à noite jantámos juntos. não faltou o Cação e belas costeletas de borrego.
vimos a antiga cidade Ammaia, fomos a Vila Viçosa e, pela 1ª vez, visitei o palácio de Vila Viçosa. Aconselho, vale a pena a visita, os 6€ são acompanhados por um guia e há explicação para os quadros, revestimento das paredes, molduras, candeeiros, móveis, etc. foi uma opção bem sucedida. a visita termina na cozinha com um serviço enorme de cobre e 2 mega pilões!!!!
visitámos o castelo e como todas as atracções neste país, o museu que existe lá fecha cedo.
mármore por todo o lado, voltámos a Castelo de Vide e a noite teve direito a sobremesas alentejanas, hum...
de regresso, Évora. no "1/4 para as 9" foi momento para almoçar. a costeleta de novilho não cabia no prato e as empadas de entrada são caseiras e servidas ainda quentes!
houve chuva e o mercado ao pé da Capela dos Ossos ainda tinha as portas abertas: chouriço, queijo de cabra, licor de poejo e mel. nesta altura já tinhamos comprado uns bolos Ss em Castelo de Vide, hum... tão baunssss!!
mais fotos e regresso a Lx. em Lx voltámos a marcar encontro com o nosso novo amigo de Israel e fomos pela 1ª vez ao Luso para apresentar o Bairro Alto, ouvir o fado e ver a dança de Folclore. não é barato, a cozinha é estilo francês e carece de marcação. pagou-se 7€ por uma imperial. yah. pois, o vá para fora cá dentro tem de tudo. preço à parte, o serviço é muito bom. antes de deixar Portugal, ainda fomos aos Pastéis de Belém. foram apreciados e transportados!
uns dias antes houve casório em Alenquer. drinks para que vos queremos(!), decidiu-se pernoitar ali pela zona. na Quinta de São Martinho houve boas surpresas. o pequeno-almoço foi c-a-s-e-i-r-o. bolos frescos com ovos da quinta. omoleta com 17 ovos, cebola, e coentros. depois de um casamento achei que este manjar dos deuses era demais, mas... o pessoal acordou às 11h e embora a pestana estivesse pesada, conseguiu ver tudo, provar, comer e ainda dar uma banhoca na piscina com a água a 28º. também aconselhamos este spot, próximo de Lisboa, com uma recepção muito familiar e um preço que compensa pela tranquilidade e pelo maravilhoso pequeno-almoço.
enfim, vive-se a vida o melhor que se pode, aproveitam-se as oportunidades e guardam-se momentos para mais tarde recordar. deixo umas fotos destes "agoras".

Sem comentários: