21.4.07

Quantas estações tem o ano em Santarém?

No Domingo de Páscoa o nosso destino foi: Santarém.
É hábito nesta família que os passeios comecem cedo. Entenda-se por cedo, sair de casa às 8h00 da manhã. Ah pois! Cedo é cedo. E é para ir a Santarém. Bem, pormenores à parte, chegados lá, procurou-se um sitio para tomar o pequeno-almoço. E sitio? Aberto? Em Santarém? Acabámos no Shopping da cidade, num típico (aqui o típico fica mesmo à maneira!) quiosque Delta, com bolos do dia anterior. Sim, ir da Capital até Santarém no Domingo de Páscoa para tomar o pequeno-almoço numa bela pastelaria portuguesa foi um castelo de areia. Depois, o passeio incluía visita às Portas do Sol. Conhecem?
História: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Santarém
Senso comum: é o que resta de uma das defesas de Santarém, constituída por muralhas, com um belo jardim no interior e uma vista magnífica sobre o Tejo. Para além disso, pode encontrar-se uma estátua do Afonso D. Henriques. Por sinal, dizem ser igual à que está em Guimarães. Não podendo lá ir, vai-se a Santarém que é bem mais pertinho! Deixo aqui algumas fotos.

Mas a entrada para este belo sitio tem que se lhe diga. O horário das Portas do Sol: Inverno e Verão. O resto é deixado à nossa imaginação! Caso para dizer, "e esta, hein?
No dia de Páscoa abriu já passava das 10h. Não fossem alguns lisboetas acordarem cedo e se lembrarem de fazer visitas logo bem cedo, né?

Sem comentários: