31.1.09

imaginação ao rubro

Parece ter deixado aqui no blog um ambiente pesado pelo último post.
Não consigo diminuir a carga da crise, mas ganhamos + força quando temos + motivos para acreditar. E, sendo eu daquelas pessoas que acredita, lembrei-me de procurar esses mesmos motivos.
A história da Europa mostra que, os países que tiveram períodos de guerra, destruição, levantaram-se e desenvolveram-se a uma velocidade superior do que aqueles, como nós, que nos mantivémos à margem, pelo menos, como palco da guerra em si.
A crise não vai trazer de volta o peixe que nadava nas nossas costas ou os campos de cultivo de cereais mais férteis do país, outrora livres, e hoje cidades. Nem os aumentos salariais desejados! Mas, como há sempre o outro lado, no meio da decadência, vão surgir IDEIAS. E, embora o material tenha um fim visível, as ideias prevalecem e revertem-se em money/mudanças/inovação. Por exemplo, veja-se o telégrafo e o telex. A necessidade de comunicar em tempo de guerra, fez com que o mundo da comunicação evoluísse até aqui, onde estamos hoje. e outros avanços. Bem, é com as IDEIAS que o mundo avança, para o bem e para o mal.
Foi aqui que me lembrei, provérbios o que me dizem vocês para reforçar esta ideia (conversa redundante), já que as previsões dos astros são tão curtas? Ora, os provérbios provêm nada mais nada menos do que, passagens da nossa história ou do saber/experiência popular. Ou outras razões que agora não me ocorrem. Fiz uma busca. Resultado: busca com SUCESSO!
"A necessidade é mãe da indústria."
"A necessidade faz a lei."
"A necessidade estimula o talento."
"A necessidade é mãe da invenção."
"A necessidade aguça o entendimento."
"A necessidade faz os homens espertos."
"A necessidade não tem lei e ensina mais que um rei."
"A necessidade é mestra da vida."
"A necessidade faz a razão."
"As necessidades unem, as opiniões separam."
"A necessidade aguça o engenho."
"Não há melhor mestra que a necessidade."
"Em caso de necessidade, casa a freira com o frade."
"A lei é poderosa mas, mais poderosa, é a necessidade."
"Na necessidade se prova a amizade."
"A necessidade faz o sapo saltar."
"A necessidade é boa conselheira."
"A novas necessidades, novos conselhos."
"A necessidade ensina a lebre a correr."

Claro que, também enfrequece a virtude, faz o ladrão e, outras coisas que nos faz saltar para fora do lado da razão.

Para terminar, deixo aqui uma foto das últimas férias de verão e acredito que pelo mundo fora existam muitas como esta! Alternativa quando se tem pouca guita: acampar. Acampas, não encontras a bela da lanterna (necessidade). Precisas de uma ideia TCHAM: soltas flashs para encontrar o que procuras. "Fez-se luz!"

P.s. está uma ventania lá fora. a propósito, o que dizem os provérbios sobre o vento? "Palavras, leva-as o vento". Confirma-se, e os chapéus, os sacos e a roupa da vizinha que acaba de passar na minha janela a voar (sózinha) :D

Sem comentários: