11.3.07

Sacrifício


Palavra antiga esta!
Quantos tipos de sacrifício existem? Não sei. Devem existir muitos tipos.
Sacrifica-se uma vida, sacrifício de uma mãe, sacrifício animal...
Segundo a Wikipédia:

Sacrifício é a prática de oferecer como alimento a vida de animais, humanos ou não, aos deuses, como ato de propiciação ou culto. O termo é usado também metaforicamente para descrever atos de altruísmo, abnegação e renúncia em favor de outrem.

Abordo aquele trazido ou criado pelo afastamento ao lar.
Quem se afasta de casa para trabalhar, enfrenta muitos monstros. Antes de se partir, há fantasmas no ar, encobertos pela aventura, pelo objectivo traçado, pela ambição de ultrapassar o desconhecido e, claro, em busca de algo que traga mais algum pão.
O núcleo familiar como ele é?
Tem também muitas formas e feitios. Alguns andam sempre em época de Carnaval, mascarados de belas vestes, debaixo de máscaras bem pintadas. Outros há, bem diferentes, que vivem em perfeito Natal. Outros sob a Páscoa. Noutros devem viver-se muitas épocas de chuva. Outros de colheita. E outros há, tenho esperança que sejam os mais comuns, que vivem todas estas épocas anuais, ultrapassando as adversidades climatéricas, sem nunca perderem a noção de núcleo. E valorizam o afecto, o acompanhamento, o apoio, a atenção, dão encorajameno, dão alento e não se afastam na desgraça.
A renúncia ao núcleo deve ser muito dura. Tantas pessoas se referem a este sacrífico da mesma forma, que só pode ser custoso, doloroso.
Estar fora de casa, longe das nossas coisas, não ter ninguém em casa para nos receber (alguém que escolhemos para viver), a falta do carinho trazida na companhia ao pequeno-almoço, mesmo que na correria matinal, do cuidar de alguém, do nosso cuidar por alguém, a noção de não identificação com o espaço, as diferenças de clima, dos cheiros, dos espaços urbanos, dos costumes, dos valores, dos hábitos... e o vazio de um avião apanhado no aeroporto.

Vale o sacrifício?

PS: Os Creed cantam bem este sentimento!

Foto retirada de: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://br.geocities.com/lafaustus/imagens/sacrificio2.jpg&imgrefurl=http://br.geocities.com/lafaustus/aedes/rituais.html&h=276&w=547&sz=49&hl=pt-PT&start=16&tbnid=4WXWw-5bBlncpM:&tbnh=67&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dsacrificio%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

Sem comentários: