11.3.07

Santa muda com o calor e não só!

Nas vilas algarvias, os traços vão-se modificando com o passar do tempo, mas a temperatura... essa no Verão não perdoa, é sempre alta! E há muitos anos que é o calor da noite que traz alterações às ruas algarvias.
Em Santa Luzia (Santa para os amigos!), nas noites quentes de Verão, a vila tem outra vida.
Antes de se entregarem ao VDL (vale dos lençóis), com as casas de janelas e portas escancaradas, as pessoas trazem cadeiras para a rua, o "pêxe" seco ou a ova de polvo assada (hum...), o panito (pão), uma bebida resfrescante, conversam com o vizinho (que pode ser o habitual ou o lisboeta que está ali de férias), olha-se para o céu, adivinha-se o tempo que aí vem (faz levante ou nem por isso), luta-se contra o fechar da pressiana e às vezes é possível, no meio do som dos grilos, ouvir ressonares estrondosos vindos da janela alheia! E podem até ouvir-se outras melodias...
Por falar em "panito", ficam aqui mais umas expressões: "entreolhos" (óculos), "manita do menino" (mão do menino), "choques" (chocos), "Légos" (Lagos), "calor desmarcado" ou "tá calor a montes" (muito calor).
As travessas escuras, iluminadas por luzes fraquitas, parecem dar um ar solitário às ruas. Mas quem passear de olhar atento, vai descobrindo belos recantos!
E quem à baixa-mar descer, vê os bancos vermelhos com rapaziada (de todas as idades) a olhar a Ria debaixo de uma grande escuridão. Ou em noites de Lua grande, aprecia-se o espectáculo que é ver os barcos cobertos daquela luz branca. A Ria está Formosa...
E como em toda a terra, há os belos recantos refundidos: na escola primária, atrás da lota, no campo da bola...
Este cenário montado noite adentro, desvanece com os primeiros raios. Quem cedo se levanta para a luta no mar, ou vai conduzir os veraneantes até à Terra Estreita, ou buscar o pão cedito, é surpreendido por um novo branco: o reflexo de um Sol cheio de força nas paredes das casas.
Falando de cenários, Santa Luzia está em processo de mudança.
O traçado urbano de Santa é simples. Quem visita Santa Luzia, vindo de Pedras Del Rei, passa junto à Ria, ao lado do campo do Santaluzience e encontra uma âncora a dar as boas vindas. Depara-se com a avenida principal, ladeada por palmeiras. E estas vi-as crescer!
Se entrar pelo lado de Tavira, encontra o mesmo cartão de visita, por entre novas urbanizações, até chegar à avenida principal.


E é essa avenida que ilustra estas palavras.
Santa Luzia não quis perder a onda: decidiu entrar no ritmo das restantes vilas de Tavira! Ora, actualmente, esta avenida está em guerra aberta com o renascer de uma cara lavada.
Nas festas de Agosto de 2007, já vamos ter uma avenida bem diferente! Aqui ficam umas fotos recentes, enviadas pelo amigo Nuno Costa (benfiquista!). Obrigadão Nunão : )

Sem comentários: