24.1.08

Teoria sobre o Elogio

Olá,
Hoje na rádio noticiaram que dia 24Jan é o Dia Internacional do Elogio. Alguém soube?
Segundo a Wikipédia o elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém. Uma oração funerária, dada em tributo a uma pessoa ou a pessoas que recentemente morreram, pode ser considerada um elogio. Pode também louvar, entretanto, uma pessoa que ainda está viva em ocasiões especiais, como aniversários, etc. "Elogio" deriva de duas palavras da língua grega ευ - que significa "bom" ou "bem" - e λογος - que significa palavra, frase, fala, etc.
Por partes. O elogio é o enaltecimento ou o reconhecimento? Se é uma qualidade, vai enaltecer, mas o primeiro objectivo é (acho) reconhecer algo bom em alguém.
Uma oração funerária, c-r-e-d-o(!) esta parte é um bocado macabra! Cada caso é um caso, mas mal daquele que recebe elogios depois de definitivamente moco para o resto do mundo!
Pode ainda louvar alguém em ocasiões especiais. Hum, vago! Vejamos, por esta ordem de ideias "ocasiões especiais" são funerais e/ou aniversários. Ou seja, uma vez por ano e/ou uma vez na vida. Excepto, claro, casos como o ocorrido recentemente: homem chileno de 81 anos ressuscita no seu próprio velório.
Se bem que o significado grego me deixa mais satisfeita (talvez por ser o ADN desta palavrita), definitivamente não concordo com a definição encontrada na Wikipédia.
O elogio é positivo. Excepto o irónico (dispensado!). Pode juntar-se ao Sr Cinismo, casar e elogiem-se um ao outro. Pronto, só se estraga uma casa.
O elogio não paga taxa, por isso, pode ser expressado sempre que houver a bela da oportunidade, a pessoa não precisa estar com os pés para a cova ou fazer anos.
Nem todos têm a capacidade de elogiar. E nem todos sabem recebê-lo e/ou aceitá-lo. Nem todos têm coragem para o expressar e, julgo que, muitos não a têm por medo de não saber como fazê-lo. Verdades ou desculpas para não praticar o verbo elogiar?
Se o elogio fosse dado através de um abraço ao invés de expressado por palavras, como seria? E por desenhos? Ou como no Hi5 por símbolos?! Toma lá um pin: "és um bom amigo".
Não sei como era há 30 anos, mas no nosso dia-a-dia parece-me que dedicamos pouco tempo a dar estímulos positivos a pessoas que efectivamente podem ser reconhecidas pelo seu mérito, esforço. Se o tempo que lhe dedicamos for proporcional à importância atribuída, então não parece importante no mundo actual. Como diria o Prof. Marcelo: "Podemos elogiar? Podemos. Fazemos isso? Não. Pode fazê-lo, mas não é habitual."
Ocorre-me então a primeira hipótese da minha teoria, hipótese 1: proferir um elogio aumenta a probabilidade de aparecerem aftas na boca.
Não será tão importante uma crítica negativa sobre um mau resultado causado por nós, como um elogio a algo bom que conseguimos ou proporcionamos? Então porque é que habitualmente é mais fácil desconstruir do que construir alguém? Afinal, somos humanos, precisamos de estímulos, motivações, reconhecimento, atenção. O elogio só pode ser expressado por alguém que nos conheça, ou seja, alguém que investiu tempo em nos conhecer, ou a conhecer o que fazemos. Quantas pessoas conhecemos, quantas elogiamos?
Se aplicarmos este pensamento ao mundo do trabalho, descobrimos mais uma Doença Profisscional. Pois, mas aqui compreende-se. Avancemos para a hipótese 2: proferir elogios aumenta a probabilidade de surgirem distensões nos músculos faciais. Pode ser que um destes dias apareça um mecenas a financiar o estudo para testar estas belas hipóteses :D (a isto chamo: auto-elogio!)
Vejam o exemplo de um elogio moderno antes de fugir do Sem Naufragar.
O marido olha-se no espelho e diz para sua mulher:
- Estou tão feio, gordo, careca... acabado! Preciso de um elogio...
E a mulher prontamente responde:
- A sua visão está óptima meu amor!!

PS: um elogio por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

3 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Elogios é bom! Sempre bom de ouvir.
Mas o que eu gosto mesmo é dar elogios ás mulheres

BNene disse...

O Elogio quando e puro e verdadeiro, transmite uma energia positiva contagiante, capaz de alimentar a aurea da alma!

O Elogio nao deveria ter uma dia especifico, devera ser dado todos os dias.

Assim sendo, aqui vai:

A Poet.ISA transforma os sentimentos em palavras, as emoçoes em sonetos inspirados pelo arco iris de talento que coroa o rio que inunda a tua alma!

Como diz o Paulo.."Se como uma fonte que transborda e nao como um tanque que contem sempre a mesma agua"!

Anónimo disse...

O Elogio é o mimo mais primário que se pode dar a quem amamos.
mas o que se salta à vista nos dias de hoje é que muitas pessoas não gostam de ser amadas....é pena