17.2.08

Endeusamento

Não sabia que tinha nome. A nossa cultura linguística é vasta, rica e para mim revelou-se surpreendente.
Acontece por vezes estarmos tão apaixonados por alguém que todos os comportamentos e atitudes são desculpáveis, simplesmente porque foram desencadeados por alguém perfeito aos nossos olhos.
Voltando à velha máxima "ninguém é perfeito" se conclui rapidamente que aquele pressuposto nos conduz a uma tremenda ilusão. E como "nada dura para sempre", mais tarde ou mais cedo percebemos que o homem é como todos de carne e osso, tem alma e esqueleto como o comum dos mortais. Será tendência natural "considerar alguém perfeito até prova em contrário"?
As primeiras impressões podem manter-nos cegos por anos em relação a alguém. Sabemos que são ditadoras, mas claro, são falíveis. E, tantas voltas dá a nossa vida que, demore o tempo que for preciso, as pestanas abrem-se. Julgo não precisar de me alongar mais para explicar do que falo e, acho eu, aquilo que tantas pessoas já viveram.
Tive conhecimento que nos Açores se utiliza a expressão "endeusamento" para mencionar esse estado, tornamos alguém Deus aos nossos olhos. Mas deuses, ui, até hoje não me cruzei com nenhum. Por isso, valerá sonhar com alguém que habita apenas os nossos sonhos e só nos visita de noite?
Aqui enalteço a importância dos amigos, pessoas que gostam de nós e que nos lembram disto tudo que a nossa mente ignora. Através das lentes dos amigos, podemos perceber as imagens que chegam ao nosso cérebro tremendamente adocicadas devido à passagem pelo coração!
Já conhecemos tantas pessoas e não encontramos nelas, nem mesmo a pontinha de um cabelo, algo que as torne perfeitas. Fantásticas sim, extraordinárias também, mas com alma, quentes e frias, com temperamento, com personalidade e com sexo.
Durma-se com os anjos, reze-se aos santos, acredite-se nos deuses, mas viva-se todos os dias num mundo de pessoas, se possível, fantásticas!

2 comentários:

Amaral disse...

É verdade que "isto" é um mundo de pessoas.
Mas é, será porque foi criado assim mesmo!
Se os açoreanos têm razão, não sei. Mas que haverá quem nos visita "apenas" de noite, também acho que sim.
Julgo que "um dia" já fomos "perfeitos"! Aliás, quem pode duvidar que o Criador dos Céus e da Terra e do Universo distante não tenha tido o "talento" de criar o humano perfeito???
Não seremos "deuses" de Deus?
Não seremos os "intérpretes" da Sua obra?
Não seremos os criados e os criadores?
Tantas voltas dá a vida que teremos de aceitá-la tal como é, com objectivos determinados. Viver (vivenciar) está à distância de um pensamento, de uma palavra e de um simples acto...

Luis Prata disse...

Qual é a definição de perfeito? Que a definiu? Pois... perguntas sem respostas...

A ti te digo, vale com certeza a pena sonhar. Eu, considero que não há pessoas perfeitas porque o perfeito absoluto é algo que não existe para mim.

credito sim que há pessoas que amo incondicionalmente pelas coisas que gosto e pelas coisas que não gosto nelas, sem ter que tentar classificá-las numa escala de perfeição. Amo-as por um todo, não por serem perfeitas.